Instalando quadros
Olha, o primeiro passo para conservar bem os quadrinhos é a instalação, tá? É importante evitar colocar fotografias numa parede em que bate sol porque a luz e o calor podem desbotar cores, amarelar molduras ou detalhes em branco e até deformar partes mais delicadas de plástico.
Então, é importante mudar a direção dos quadros ou apostar em cortinas e persianas pra amenizar, combinado?
E para evitar manchas na imagem ou foto do quadro, uma dica é colar um feltro ou folha de EVA atrás para criar um forro entre ele e a parede. Assim, ele absorve a água e impede a criação de mofo.
Limpeza de telas e bastidor
Pro quadro em formato de tela ou bastidor, é importante passar sempre uma flanela ou pano de microfibra macio para tirar o pó. Tendo esse cuidado semanal, a sujeira não acumula e o quadrinho não encarde. Legal!
Mas pelo menos uma vez por mês, você vai precisar tirar o quadro da parede e espanar ele com um espanador eletrostático que não deixa a poeira voar e evita o acúmulo de traças e teias de aranha.
Limpando molduras
Agora, se o quadro tiver uma moldura, use um paninho úmido com uma gotinha de detergente. Esfregue delicadamente, sem apertar nem ensopar a moldura e depois seque com um pano seco e macio.
E olha essa dica: se você perceber que a moldura de madeira tá um pouco ressecada, use uma gotinha de azeite de oliva ou óleo de peroba nela. Além de dar vida nova e um brilho, vai preservar a madeira e evitar que ela rache e a tinta ou verniz que tem nela descasquem. Arrasou!